Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tom de poesias

A LÍNGUA É PORTUGUESA


Suas raízes são de Portugal,
Desta Europa Ocidental
Onde existem várias tradições,
Muita cultura e animações.

― Tu és português?
― Não. Sou brasileiro. E você?
― Sou de Portugal. Ah, Falas brasileiro?
― Não. Minha língua é portuguesa.

Sou desta terra querida!
Deste clima tão tropical!
Sou deste imenso Brasil
Tão grande e bonito quanto Portugal.

Se tu és português por falar embolado, também sou.
Acho melhor descruzares a língua
e falar devagar... Pra vê se eu te entendo.
Sou do Brasil, cheio de sotaques.
Mas a língua é portuguesa.

[Antonio Félix]
--------------------------------------------------------------

MULHER EM FRENTE AO ESPELHO


Joga o cabelo pro ar
a balancear.
Gira o corpo para o bumbum olhar,
arrebita com as mãos os seios levemente...
dá um suave tapinha na bunda
e não se conforma.

E novamente ao espelho volta a se olhar.
Puxa um pouco a blusa para baixo
abrindo um belo sorriso
e fazendo pose a se admirar.

Não se contenta com o que vê...
Troca novamente de roupa.
Isso se repete por dia várias vezes.
Mulher é um bicho vaidoso.
Prefiro mulher do mato... Bicho do mato!
Igual as índias Caraíbas
Que vivem em árvores a se “trepar” nuas
E em riachos totalmente despidas a tomar banho
sem saber o que é um espelho.

― O que você está fazendo mulher?
― Estou me emperiquitando.
― Emperiquitando? O que é isto?
― É vaidade. É beleza. É raridade.

Mulher em frente ao espelho,
Acho que isso vai demorar.
Já zerei o cronômetro e já vou contar
os minutos que você passará
em frente ao espelho.

[Antonio Félix]

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Abrindo os olhos da mente

Somente abrindo os olhos da mente descobrimos que o mundo não é feito apenas de concreto, mato, lama... Mas também daquilo que nós olhamos e não vemos como realmente seja. Olhamos para o céu e dizemos: ― Ah, é apenas um simples céu. No entanto não vemos a sua extraordinária beleza, a sua fortificante cor azul com os urubus fazendo a festa, as nuvens passeando sob vários formatos e aspectos. Então somente abrindo os olhos da mente podemos notar tudo isso e, o Sr. L. Ron Hubbard explica tudo com sua teoria de Dianética. Recomendo a todos a lerem este livro: DIANÉTICA – O PODER DA MENTE SOBRE O CORPO. Este livro, ou melhor, esta terapia, ensina como se tornar um Ser Aclarado, livre de todas as perturbações, de doenças psicossomáticas e outras aberrações. Sem dúvida, vocês irão se apaixonar por este livro que a todo instante sentirão a falta de lê-lo novamente.

Palavras de Hubbard sobre seu livro Dianética:

“Dianética é uma aventura.

É uma exploração da Terra Incógnita,

a mente humana, aquele reino vasto e até

agora desconhecido situado um centímetro

atrás da nossa fronte.”

Veja o significado de Olhos da Mente segundo o Sr. L Ron Hubbard que se encontra no seu livro Dianética:

OLHOS DA MENTE: a capacidade de lembrar imagens ou cenas, de “ver” coisas com a mente; a capacidade de observar uma visão mental constituída por uma vista imaginária ou recordada, em posição a uma que de fato é vista na altura.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NOTA ZERO para os professores que estimulam competições meninos X meninas

Eu acessei uma matéria que me chamou muito a atenção!!! Muito interessante mesmo. Confira a matéria completa abaixo segundo a educadora Elypaschoalick que se encontra no sitio da “uipi!”.


Elypaschoalick alerta os professores sobre o antigo e preconceituoso hábito de promover competições entre meninos e meninas nas salas de aula.
Ao passar pela porta da sala de aula de nossa professora nota zero observamos certo “barulho organizado”.
Suas aulas são sempre movimentadas!
Um grupo de alunos fica sempre muito motivado, participativo e extremamente excitado.
Mas, então? Por que NOTA ZERO?
É que o motivador desta professora, da primeira fase do ensino fundamental, é sempre uma competição entre os meninos e as meninas.
A competição é a pequena guerra que prepara o espírito humano para a grande guerra.
Assim como toda guerra é destrutiva, a competição também destrói.
Destrói o espírito de solidariedade, de união, de contribuição.
Depois quando estes meninos crescem é necessário ter leis como a “Maria da Penha” para ensinar a reciprocidade de obrigações e interesses.
Lembro-me da fala, em uma reunião de pais, da consultora e artista plástica Inês Vieira: “As mães ficam bravas e repreendem quando seus meninos pequenos brincam com bonecas. Depois querem que como num passe de mágica, ao crescerem, se tornem pais e esposos carinhosos que compartilham as tarefas domésticas e trocam as fraldas dos bebês”.
É a lei da semeadura. Tudo é um processo e o que se planta é o que se colhe.
Como se não bastasse implantar o machismo ou o feminismo num mundo que cada vez mais necessita da dependência mútua entre homens e mulheres, a competição também estimula a vaidade, o orgulho, a inveja, a inferioridade e outras características não bem aceitas no caráter humano.
NOTA ZERO para todos os professores que estimulam meninas contra meninos.
NOTA ZERO para professores que estimulam o espírito competitivo de seus alunos.
NOTA ZERO para professores que estimulam o machismo.
NOTA ZERO para professores que educam pelo modelo da dominação.
Dica dos 4 P's da Educação
1- Quando você for propor alguma competição em sua escola verifique se não está instigando o bullying, ou mesmo fazendo pessoas muito diferentes competirem entre si de maneira a constranger um ou mais dos competidores.
2- Professores leiam o livro: O Poder da Parceria de Riane Eisler - da Editora Palas Athena. São apenas 254 páginas que podem mudar sua visão educacional.
É possível construir um mundo melhor onde as pessoas mostram respeito umas pelas outras, abrem espaço para diferenças e tomam cuidado com o que necessita de atenção.


*Ely Paschoalick é educadora e consultora em comportamento humano, nascida em Batatais - SP. É a terceira filha dos educadores sociais Guilherme Paschoalick e Maria Alzira Corrêa Paschoalick. Ely é avó de cinco netos Eduardo, Fernando, Roberto, Nikolas e Guilherme. É mãe de Tatiana Cristina, Vanessa Cristina e Moisés Guilherme. Paschoalick realiza palestras por todo o Brasil; atende consultas de orientação às crianças, jovens, pais, professores, supervisores e demais envolvidos no processo educacional; presta consultoria educacional aplicada em escolas e consultoria organizacional a empresas de prestação de serviço, comércio e indústria. É mediadora do programa "Concentração Training" cujos exercícios ampliam o poder de: Observar! Analisar! Perceber! Comparar! Sintetizar! Concluir! E auxiliam o aluno a desenvolver uma autoestima positiva. Ely é colunista de vários sites e constantemente está na mídia regional do Triângulo Mineiro -onde reside- que carinhosamente a chama de "Super Nany do Cerrado”. Ely Paschoalick possui formação em Administração Escolar, com especialização em consultoria Organizacional e Educacional. Atua profissionalmente desde 1968 tendo ministrado palestras, cursos e consultas para mais de 30 mil pessoas atendendo consultas a alunos de todas as idades, pais e educadores.


Fonte:
http://www.uipi.com.br/

domingo, 23 de janeiro de 2011

A beleza dos pardais

Hesito em dizer que os pardais são tão belos que não existe outra ave mais perfeita. Em minha concepção, o pardal é uma magnitude sem fim... Fui crescendo com isso: ― Sempre me apaixonei por estas aves. Eu sempre acordava acompanhado ao som melodioso desses tais pardais. Uma sensação única! A beleza dos pardais!
Em minha infância, vi um pardal macho a fazer um ninho numa caramboleira. Era uma coisa incrível! Um instinto próprio da natureza exuberante! Também já vi um pardal tomando banho de areia. Ele se jogava areia seca e quente que arrepiava todas as suas penas. É por isso que chamo isso de beleza... Sem palavras... Uma raridade tão pura! Muitos temos nossos próprios gostos. [o céu ficamos a admirar, assim como as constelações e o luar...]. Tudo enquanto podemos admirar, entretanto, dependerá do nosso gosto. Podemos olhar algo que nos surpreenderá como uma simples vela acesa que uma criança fica a olhar com os olhos esbugalhados e espantados quando falta energia.
A admiração a gente vai contemplando desde quando nascemos. Devemos sempre despertar-nos o interesse para alguma coisa desde o mais cedo possível e, isso, começa pela admiração, mas não só por esta, como, também, o interesse pela curiosidade, dentro do seu limite, é claro. Muitos falam que a curiosidade é um mal da humanidade, não estou inventando isso, todavia, não somos tão idiotas assim em pensar que isso seja verdade, tampouco, vivemos no mundo da idiotice. A curiosidade nem sempre pode ser um mal, assim como não pode ser um bem também. Por outro lado, o da direita, no meu caso o pensamento positivo, a curiosidade pode nos reservar uma surpresa muito boa.
Os pardais são uma admiração que vem de dentro de mim desde os meus tempos de criança até os dias de hoje e, enquanto a morte ingrata não me levar ao dossel vou continuar os admirando. Todo ser que é Humano admira alguma beleza deste mísero planeta e universo infinito. Somos espécies de Deus, e não de teorias científico-fictícias como a Teoria do Big-Bang ou a Teoria Extra-especial, e fomos feitos pela santíssima Deidade com o poder de admirar. Então, assim como todos admiram alguma coisa, eu admiro profundamente os pardais, essencialmente a sua beleza.

[Antonio Félix]

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mais poesias...

Matemática absoluta

Os números correm...
E no mundo capitalista
eles correm muito mais.
E para que tenham direção
precisam de uma reta plana
que ligue dum ponto A a B
para que circulem corretamente.
Mas tenho a minha mente
meia indigente...
A ponto de calcular
meus inúmeros poemas
com a pura e absoluta
matemática da vida.

[Antonio Félix]
------------------------------------------------------

O rio sobre escombros


Enchentes, alagamentos, afogamentos,
deslizamentos...
misturados com morte
que levam muitas vidas
de crianças, jovens e adultos.
Ninguém merecia tanto castigo assim,
sobretudo os cariocas
onde muitos dormem até agora
o sono da eternidade
debaixo da terra... soterrados!
escombros no Rio de Janeiro.
O Rio sobre escombros!
Uma grande catástrofe de 2011.

[Antonio Félix]

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NUVENS ESCURAS (POESIAS)

Nuvens escuras


Nuvens escuras
Passageiras...
O céu está nublado
e lá vem a chuva
a cair nesta terra fértil
a água destas nuvens...
nuvens escuras.

[Antonio Félix]
--------------------------------------------------------

O Lodo da lama

O lodo liso
da lama podre
fede no esgoto
da rua
o lodo liso e podre
da lama.

[Antonio Félix]
--------------------------------------------------------

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Poesias escuras



Ah, que escuridão imensa
vai surgindo nestes versos
e sem capricho
no meio do infinito,
Todos perdidos!

Perdidos estamos nós
Neste abismo maldito
Sem abrigo, amigo.

E nesta escuridão total
Estão minhas poesias
mortas nestas estrofes.
Destruídas por palavras...
Palavras sem sentido.
Assim estão minhas poesias.