Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

sábado, 4 de julho de 2009

Maria Castelo Branco Medeiros (1911-2009)





Do Livro “Do Estanhado a União” do escritor José Raimundo Sousa (1997), falando de Maria Castelo Branco Medeiros.


“Maria Castelo Branco Medeiros foi a primeira e única prefeita da história de União, até hoje.”

Ela nasceu em 9 de junho de 1911, em Teresina. Filha de Estevão Gomes de Sousa e Francisca Castelo Branco Sousa, mas criada pelos tios Roldão Castelo Branco e Maria Francisca da Silva Castelo Branco. Tornou-se professora pela Escola Normal Antonino Freire e foi nomeada para o grupo Escolar Miranda Osório, em Parnaíba. Daí, depois de um ano, é designada para o Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco, em União, aonde chegou em 1º de janeiro de 1929, às seis horas da tarde, a bordo do Vapor Parnaíba, sob intenso temporal...

...Tendo assumido o cargo de professora do Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco em 4 de fevereiro de 1929, passa quatro anos nessa condição. Assume a direção do colégio em 3 de março de 1933, cargo que ocupou até 23 de março de 1951. Em 25 de julho de 1937 casou-se com Benedito Medeiros de Melo Sobrinho, com quem teve quatro filhos, um homem e três mulheres, sendo único homem filho secretário estadual de educação, Antonio José Medeiros, nascido em União no dia16 de maio de 1950.

Foi nomeada Prefeita de União em 3 de janeiro de 1948, cargo que ocupou por pouco mais de dois meses...

... Quando Dona Bibi assumiu o comando do município a prefeitura tinha apenas 6 funcionários e, por falta de recursos e de tempo, não teve como realizar grandes obras. Limitou-se a deixar as finanças do município em ordem, tendo, para isso, enfrentado a resistência do candidato a prefeito, Francisco Narciso da Rocha, que devia ao município impostos acumulados de cinco anos. A prefeita fez valer as prerrogativas do cargo e o candidato inadimplente pagou a sua dívida e pediu desculpas.

Dona Maria Castelo Branco, a Dona Bibi, veio a falecer no dia 07 de Maio deste ano (2009), aos 97 anos de idade, vítima de um infarto fulminante e já estava internada.
Dona Maria Castelo Branco Medeiros havia se sentido mal quando ainda estava em casa. Foi levada para o Hospital São Marcos, onde ficou sob observação. Mas não resistiu e veio a falecer deixando a sua marca na cidade de União pra toda a eternidade.


Fonte: 180graus

Nenhum comentário: