Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

sábado, 4 de julho de 2009

Aspectos físicos

Foto ( vegetação de carnaubais,muito comum no interior do município de União)



Fonte: http://www.piauihp.com.br/aspectos_fisicos_do_relevo_piauiense.htm e [PDF]Breve Histórico de União-PI.

Localiza-se a uma latitude 04º35'09" sul e a uma longitude 42º51'51" oeste, estando a uma altitude de 52 metros. A vegetação rural de maior frequência é a carnaúba e o babaçu. Sua vegetação urbana de maior frequência são as mangueiras. Seu bioma é o cerrado caatinga, apresentando um relevo com morros isolados. Sua hidrografia é representada pelo rio Parnaíba. Ocupa uma área de 1.173,447 km².

Localização geográfica

Localiza-se a uma latitude 04º35'09" sul e a uma longitude 42º51'51" oeste, estando a uma altitude de 52 metros. União integra a Mesorregião do Centro Norte Piauiense e a [[Microrregião]] de Teresina, juntamente com os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinos, Dermerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e Pau D'arco do Piauí.

O município à margem direita do rio Parnaíba, pertence à Zona fisiográfica do médio Parnaíba.

Limita-se:

* Ao Norte: Com o município de Miguel Alves.
* Ao Sul: Com a capital Teresina.
* Ao Leste: Com os municípios de José de Freitas e Lagoa Alegre.
* Ao Oeste: Com o Estado do Maranhão.


Relevo

O município de União apresenta um relevo pouco diversificado, pois apresenta alguns morros isolados, com destaque para o Morro do Urubu e o Morro do Apache Clube. Estas elevações de terras predominantes na região é chamada de planaltos, apresentando uma altitude de 52 metros acima do nível do mar.


Clima

O clima predominante no município de União é o Tropical: Este é o clima predominante do Piauí abrangendo a maior parte do Estado, ocupando a porção centro-oeste. As temperaturas são elevadas e apresenta, duas estações: uma de chuva e outra de seca, sendo que os meses mais chuvosos são: janeiro, março e abril.

A temperatura média varia de 26º a 28º C e a máxima de 38º C, podendo a temperatura variar.

Hidrografia

O município de União foi fundado às margens do rio Parnaíba, no qual é banhado por este. Por isso, este rio é a representação hidrográfica e única de União, sem contar com os açúdes e riachos que o município apresenta.


Vegetação

O bioma do município piauiense é o Cerrado Caatinga (dados do IBGE).
A vegetação predominante de União são as mangueiras, o cajueiro, a bananeira, a goiabeira, o carnaubal, o babaçual, além de muitas outras vegetações.

As vegetações da zona urbana de maior frequencia no município são as mangueiras, pois tem-se muitos pés de mangas na região e também em pequena escala, o cajueiro, a bananeira e a goiabeira.

Na zona rural do município destaca-se em maior proporção os babaçuais e os carnaubais.

Nenhum comentário: