Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

De fazenda do Estanhado a cidade de União


Foto: Simulação do Estanhado(antiga fazenda de gado)

Por que no Piauí a maioria de suas cidades nasceram de fazendas de gado? Quem contribuiu para a formação dessas cidades?

O Piauí foi colonizado através de fazendas de gado. Naquele período era costume dos fazendeiros construírem capelas nas fazendas em homenagem a algum santo.

Como as fazendas eram muito grandes, as casas ficavam distantes uma das outras, dificultando o contato entre os moradores. Eles se reuniam, principalmente, durante os acontecimentos religiosos, como missas, novenas, casamentos e batizados.

Desta forma, as capelas se tornavam local de encontro, reunindo as pessoas para festividades, divertimento, como, também, para as trocas ou vendas de mercadorias.

Mesmo sem vestígios, está na lógica que foi isso que ocorreu no município de União na época em que era simplesmente uma fazenda de gado.

O fazendeiro à época, construiu uma capela na fazenda Estanhado em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade.

Com a criação da capela, começou a se formar um pequeno núcleo populacional ao seu redor que aos poucos foi crescendo até se tornar um povoado, que depois elevou-se a categoria de vila, pra mais tarde vim tornar-se uma cidade com a denominação de União, localizada no Centro-Norte do Piauí.

Fonte: “Livro do Piauí”- (pág.27 – Iracilde Maria, Maria Célia e Emília Maria).

Nenhum comentário: