Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

sábado, 1 de agosto de 2009

União-PI - Cidade do Vaqueiro

Foto:Sâmia Menezes


União é realmente conhecido por alguns como a verdadeira cidade do vaqueiro.Segundo o decreto do projeto de lei número sem identificação de 2004 do Sr. Nazareno Fonteles, decretado pelo próprio Congresso Nacional institui o "Dia Nacional do Vaqueiro" a ser comemorado no dia 29 de agosto, pois no estado do Piauí, no dia 29 de agosto de 1944,foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, que já acontece há mais de 50 anos na cidade de União, município distante a 59 km da capital
Teresina. É a maior festa de vaqueiros do Brasil, contando com a participação,sempre crescente de cerca de mil vaqueiros.

No papel da seguinte lei projetada, o Sr. Nazareno Fonteles ressalta a cidade de União de forma carinhosa sobre a questão de o simbolo vaqueiro ser o legítimo representante do folclore nordestino e piauiense.

Inclusive aborda no papel que também na cidade de União, cidade natal do Patrono dos Vaqueiros do Brasil, o Vaqueiro José Serafim, no ano de 1984, foi fundada a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil, representando um marco na luta dos vaqueiros por justas condições para o trabalhador pecuário, titular, como todos os brasileiros, dos direitos trabalhistas assegurados pelas normas pátrias.

Lembrando que o "Coral dos Vaqueiros de União" encanta o Piauí e boa parte do Brasil por onde passou por resgatar essa cultura que é o grande vaqueiro nordestino. O coral dos vaqueiros da cidade é que faz União ficar conhecida como cidade do vaqueiro.Fundado em 1998, o grupo vem ganhando destaque por retratar o povo nordestino. Começou com 30 vaqueiros de todas as idades,entre vozes masculinas e sanfoneiros,de lá pra cá o grupo vem crescendo e se destacando no Piauí e no Brasil pelo seu trabalho.

O coral de vaqueiros de União já estiveram presentes no Festival de Folguedos no Estádio Alberto Silva (O "Albertão" )em Teresina; também na abertura do Congresso Mundial de Arte Rupestre - Global Rock Art em São Raimundo Nonato;Participou também de um grande evento promovido pelo Governo do Estado e a Câmara Legislativa do Distrito Federal; O Grupo tamém já esteve presente em Brasília. Lembrando que este grupo de União é o primeiro coral de vaqueiros do Brasil. O coral de vaqueiros de União também é destaque no maior portal de vídeos do mundo,no youtube.com,com o grupo de vaqueiros cantando suavemente o Hino Nacional e o Hino do Piauí. É só acessar o site oficial do youtube e na barra de pesquisa procurar pelo vídeo do coral dos vaqueiros de União.




Conheça a lei do projeto do Sr. Nazareno Fonteles decretado em 2004 pelo Congresso Nacional: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/235523.pdf

Nenhum comentário: