Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

domingo, 28 de junho de 2009

União era habitada por índios Tremembés?

Alguns estudiosos da história de União devem ter alguma dúvida a respeito da ocupação de tribos Tremembés na região, mas de fato, União tem muitas probabilidades de ter sido povoada por estes nativos.

Segundo dados piauienses o norte do Piauí era habitado por índios Tremembés.

Os índios Tremembés foram os primeiros habitantes do litoral piauiense que ficaram mais ao norte e ao cento - norte do Piauí, na qual há rígidas probabilidades da cidade de União ter sido povoada por índios Tremembés.
Existem vestígios e documentos que comprovam a ocupação deles no litoral piauiense, desde o século XIII até o final do século XVII, eles também habitavam, dentre alguns lugares, a região do baixo Parnaíba, local hoje, onde fica União.

A tradição oral tremembé abarca uma sequência de episódios que retrocedem à fundação da missão onde foram aldeados por missionários leigos. O conjunto de histórias sobre o passado mais antigo forma um primeiro ciclo narrativo que se interrompe bruscamente no final do século XIX. Apartir daí já não se existia mais índios Tremembés no Piauí. Atualmente não se tem mais nenhuma nação indígena no Piauí.

Nenhum comentário: