Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Túnel do tempo >> Más Lembranças de horror em 1991 em União

Foto tirada no Google imagens.


Voltando ao tempo, podemos recordar do trágico acidente da empresa Comvap no ano de 1991 que chocou o Piauí todo. Eu ainda não era nascido neste tempo, mas tenho informações catastróficas do acidente em União-PI. Diziam -se que o hospital principal de União estava totalmente lotado com as vítimas do acidente. Foi concerteza um horror.

Segundo uma reportagem realizada no "Bom dia meio norte, no ano de 2009 eu estava ligado na tv, e nesta reportagem falava um rapaz chamado Francisco Gomes, que naquele tempo tinha apenas 13 anos. Francisco dizia que eles eram tratados na Comvap como verdadeiros escravos, sem o mínimo de respeito e atenção. Segundo ele, todos trabalhavam no sol escaldante de União e ainda bebiam em tambores de óleo que ficava flutuando a nata do óleo na água. Era o jeito eles beberem porque se não morreriam de cede.Isso era uma forma de exploração com os trabalhadores.

O acidente ocorreu em 19 de julho de 1991 e vitimou 50 trabalhadores, sendo 10 mortos e 40 feridos.

De lá pra cá, nenhum ferido ou familiar dos mortos do acidente da Usina Comvap, recebeu nenhum centavo da empresa.

Segundo o povo na ocorrência do acidente, afirmavam que eles pareciam escravos sendo carregados em um caminhão, tipo um gaiolão com os trabalhadores, ou melhor, com os explorados dentro do veículo no qual ocorreu o trágico acidente.

O processo de indenização correu na Justiça Estadual, comarca de União, e se arrastou por 17 anos até ser arquivado em 8 de maio de 2008.

Agora, o bóia-fria Francisco Gomes, mais conhecido por Alexandre, hoje com 30 anos e que no acidente tinha apenas 13 e teve as duas pernas decepadas, entrou com nova ação, desta vez, na Justiça Federal. Na ação indenizatória por acidente de trabalho, o denunciante pede R$ 303 mil.

Esse fato ficará marcado como um acontecimento de alta irresponsabilidade da impresa Comvap(pretence ao Grupo Olho D'água de Pernambuco)que ocasionou um acidente com seus trabalhadores ocorrido no município de União no dia 19 de Julho do ano de 1991.

Nenhum comentário: