Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Índio, cadê sua história?

Como é triste não sabermos se União um dia foi ou não habitada por índios. Daí surge a dúvida: ― Será mesmo que União foi habitada um dia por índios? Como se chamavam esses índios? Qual o seu comportamento cultural? Que línguas eles falavam? Eles eram amigáveis ou não? E quem os matou? Então fica muito difícil responder a essas perguntas sem ter provas ou pistas concretas sobre um assunto tão importante como esse.
Antes da chegada dos portugueses, o território do atual Estado do Piauí era habitado por diversos grupos indígenas. Na época, o Piauí sem fronteiras definidas, servia de corredor de migrações. As nações indígenas que persuadiram o Estado do Piauí eram os Acroás, Tremembés, Gueguês, Timbiras, Jaicós, Tabajaras e Pimenteiras. Os índios Tremembés foram os primeiros habitantes do litoral piauiense. Existem vestígios e documentos que comprovam a ocupação deles no local, desde o século XIII até o final do século XVII. Eles habitavam também, dentre alguns lugares, a região do baixo Parnaíba, local hoje, onde fica União.
Esses povos indígenas foram dizimados após a ocupação do Piauí por criadores de gado e bandeirantes, homens que caçavam e aprisionavam os índios para escravizá-los. Devido aos atritos, muitos índios fugiram ou morreram nas sangrentas batalhas.

Nenhum comentário: