Siga-me no twitter: @felekeche

http://twitter.com/felekeche

Contato:

E-mail: felekeche@hotmail.com
Celular: (86) 9435-9500

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CANTO DA CANA BRAVA

Foto: Canto da Cana Brava (União-PI)


No interior da cidade de União, no estado do Piauí, tem um belo lugar para encher o peito de ar e respirá-lo em meio à sua bela paisagem natural, cheia de cocais, rochas, riacho... É uma lugar exuberante onde de um simples balanço segurado por uma palmeira até se jogar dele ao frio riacho. Que incrível! Que maravilha! Um lugar encantador!

Aqui tem as mais diversificadas espécies de plantas e animais. A criatura mais tocante e encantadora no meu ponto de vista são os calangos lagartos bem rápidos que adoram ficar entocados debaixo das rochas. Andei observando o comportamento deles e são bastante rápidos, eles se esticam todos num movimento de impulsão para ganharem mais velocidade e se esconderem debaixo das rochas. Muito bonito essas criaturas, pois eles têm uma linha vertical branca na parte de cima que vai da cabeça ao rabo. As árvores de maior frequência no local são os carnaubais e os babaçuais, além de muitas outras espécies que eu não pude identificar, afinal, não sou nenhum ambientalista ou tenho conhecimento desta área, por isso, deixo somente para os profissionais especialistas neste tipo de assunto. Realmente é um ótimo local para tirar o estresse, passear com a família.

Em minha concepção, não existe nada melhor neste mundo do que o silêncio de um lugar onde à sua volta só tem o verde das matas, o lindo azul do céu com o forte branco das nuvens, riacho para se refrescar e, é claro, o som melódico dos mais diversos pássaros que se espalham pela região. Aqui o vento é mais intenso e forte, muito mais límpido do que na cidade. Quando você vai para um belo lugar como este, a sua vontade é de ficar e não voltar mais para a sua casa na barulhenta cidade, onde o verde é pouco, o vento nem tão intenso nem tão forte e, por sinal, muito poluído com o dióxido de carbono liberado pelos automóveis. A situação de uma é inversa à de outra. Sem dúvida, é muito divertido... um local onde o chão é na laje, por isso, a água nunca seca, pois tem os poços naturais e os famosos olhos d'águas.

Além desses poços naturais, tem também uma incrível rocha no formato do mapa do Brasil e umas rochas chamadas de Furna da Onça onde os jacarés moram. Tem também um pilão de pedra que tem muitos anos de existência, uns paredões de rocha em alguns morros... É fantástico! Duas simples palavras dizem tudo: Muito legal. Este é o Canto da Cana Brava, um lugar muito calmo para passear e curtir com a família e os amigos.


[Antonio Félix]


Nenhum comentário: